Abflex

Atividade focada no treinamento da musculatura abdominal e toda a região lombar, O CORE. Serão trabalhados também alongamentos, exercícios de flexibilidade e tensão ligamentar.

Excelente para quem prefere trabalhar os músculos citados e alongar-se no ambiente mais dinâmico de uma aula coletiva com a prescrição variada e acompanhamento direto do professor.

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Cross Training

O encontro dos universos Funcional, Militar e Esportivo dando para o seu corpo tudo que ele precisa. O Cross Training da Encontro é um treinamento global que permite ao praticante ativar seus músculos e articulações de uma forma completa. Os músculos não são trabalhados de forma isolada. São treinos completos que ativam vários grupos musculares em exercícios que englobam movimentos naturais do nosso corpo de forma intensa, planejada e subordinada a ciclos de treinamento.

Agachar, correr, saltar, empurrar, levantar, girar, arremessar, carregar, puxar, subir, descer… São muitos movimentos executados nos planos baixo, médio e alto, vertical, horizontal e oblíquo. É um treinamento de força, agilidade, potência, equilíbrio, coordenação motora e cardiorrespiratório, que aciona os sentidos e aguça nossa percepção de espaço-tempo.

É praticado por atletas de alto nível ou por uma pessoa que está começando agora. Você define seu nível. Quem deseja turbinar suas capacidades físicas e desenvolver ótima consciência corporal… Quem deseja uma atividade de alto gasto calórico e deseja definição muscular… Quem gosta de movimentar o corpo de forma desafiadora e sem monotonia… Quem quer estar pronto para o que der e vier!

Conheça o Cross Training da Encontro. Você não vai querer parar!

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Dança de Salão

Assim como na aula de Dance, são trabalhadas durante as aulas vários ritmos diferentes como Forró, Samba, Zouk entre outros. Esta aula é feita em duplas e para pessoas de todas as idades. São formados pares pelos professores ou você mesmo pode trazer seu par sem acréscimo nenhum ao plano. Isso mesmo! O aluno da Encontro pode convidar seu par sem nenhum acréscimo! Venha aprender a dançar a dois e experimente um dos maiores prazeres que a vida pode nos dar. Quem dança é mais feliz!

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Dance

Esta aula é indicada para todas as idades e para todos que gostam de dançar e desejam alto gasto calórico. Em cada aula é possível queimar até 500 calorias dependendo da intensidade. Consiste em um programa de dança com coreografias motivantes e simples. As coreografias são feitas misturando vários ritmos como Dance, Axé, Hip Hop, Latin Music, Salsa e muitos outros. Isto proporciona uma consciência corporal e o domínio dos movimentos de várias danças.

Benefícios Físicos:

  • Aumento da mobilidade muscular e articular.
  • Aumento da elasticidade dos tendões e músculos.
  • Melhora a força muscular e a amplitude de movimento.
  • Reduz o colesterol e aumenta a aptidão cardiorrespiratória.
  • Melhora muito a coordenação motora e a flexibilidade.

Benefícios Mentais:

  • Melhora o humor.
  • Estimula a criatividade.
  • Ajuda a ser mais espontâneo.
  • Combate a depressão e tristeza.
  • Ajuda a reduzir o stress.
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Fit Boxe

O Fit Boxe é uma aula coletiva que promove um alto gasto calórico através dos fundamentos e técnicas do boxe. Melhora a resistência aeróbica, a agilidade, a coordenação motora e a velocidade de reação. Emagrece e é excelente para combater o stress do dia-a-dia.

Em apenas uma aula o gasto calórico estimado pode ficar entre 400 e 900Kcal. Dependendo do treinamento utilizado.

É um treinamento dos movimentos do boxe no qual os alunos usam punhos e pernas, tanto para a defesa quanto para o ataque. Neste treino não há combate. Utiliza-se a metodologia de treinamento do boxe sem contato físico.

Benefícios:

  • Desenvolve a musculatura da perna e principalmente tronco e braços;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora o equilíbrio, a coordenação, a resistência e a força muscular;
  • Aumenta a autoconfiança;
  • Diminui o stress e a ansiedade.
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GAP

GAP e POWERGAP são atividades focadas nos trabalhados os grupos musculares das regiões do Glúteo, do Abdómen e da Perna. São treinos realizados com exercícios livres, onde são usados acessórios como a tornozeleira, barras, anilhas, além de outros itens que proporcionam mais intensidade para a realização destes exercícios. Desta forma é possível queimar cerca de 450 calorias.

Benefícios: Hipertrofia e/ou fortalecimento dos glúteos, abdomen e pernas. Perda de gordura corporal. Aumento da capacidade cardio-circulatória e modelagem da região treinada, ou seja, abdomen, glúteos e pernas mais bonitas.

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Hidroginástica

A hidroginástica é uma aula de exercício aeróbico sem impacto de intensidade leve, moderada ou alta. O perfil do aluno ditará seu ritmo. Pode ser realizada por todos, independente da faixa etária. Com as aulas de hidroginástica ocorre a melhora no desempenho cardiorrespiratório e cardiocirculatório. O praticante adquire força muscular, flexibilidade e disposição. Muito interessante no tratamento de diferentes tipos de lesões, e muito indicada para as gestantes.

Os exercícios feitos nas aulas de hidroginástica podem ajudar as pessoas com artrite, pois favorecem a melhor utilização das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento dos sintomas.

Um dos principais benefícios da hidroginástica é que os exercícios fornecem flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evitando a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações. A água reduz consideravelmente o peso do corpo, o que causa menos pressão sobre as articulações, costas e torso.

Excelente também para eliminar uns quilinhos extras e ficar longe do stress e da depressão. Se exercitar na água é tudo de bom!

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Kangoo

As aulas de Kangoo são extremamente divertidas. É como se vc estivesse numa aula de dança mesclada com ginástica aeróbica e movimentos esportivos, porém realizada com uma bota com “molas” no solado! Isto mesmo! Molas nos pés! Você se desloca nas aulas pulando e realizando os movimentos e coreografias ao som de boa música.

O Kangoo é um treinamento aeróbico divertido que também trabalha o equilíbrio e tem um tentador atrativo de eliminar até 900 calorias em uma só aula. Assim como as atividades aeróbicas, um dos benefícios do Kangoo Jump é auxiliar no processo de perda de peso, eliminando gordurinhas indesejadas. E reduzindo o percentual de gordura, ele também contribui para a redução daquelas celulites que incomodam tanto as mulheres.

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Musculação

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas pelos profissionais da saúde para qualquer pessoa, pelo fato de ser uma atividade altamente versátil, podendo ser direcionada para os mais variados objetivos, sejam eles emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, prevenir lesões e até tratá-las. Adequando as cargas e as intensidades dos exercícios para cada pessoa, com base na idade, peso, sexo e histórico em atividade física, não há muitas restrições para a prática da musculação. Por isso, é importante uma boa orientação profissional, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.

Os benefícios da musculação estão diretamente relacionados com: o período no qual o praticante dedica-se, o tipo de treinamento, as diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre os exercícios, períodos de recuperação entre os treinos, o perfil morfológico e a distribuição dos tipos de fibras musculares em cada indivíduo.

A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais saudável e com o corpo esteticamente mais harmônico. Trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo e ter uma postura mais correta. Ocorre também, uma melhoria dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória e aprendizagem);

Com a prática da musculação você também pode prevenir doenças, entre elas:

  • Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea.
  • Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade nas articulações, promovendo menor desgaste entre as cartilagens.
  • Diabetes: Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).
  • Hipertensão: O principal benefício é a diminuição da pressão arterial em repouso, o que se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial e, consequentemente, como um agente facilitador da boa qualidade de vida.
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Natação

SEGURANÇA! Este é o principal e mais importante motivo das pessoas que querem aprender a nadar. Pode salvar uma vida. Ou no mínimo dar confiança e segurança para estar num meio líquido. Além de ser um dos esportes mais completos que existe, a natação proporciona desde a perda calórica e equilíbrio muscular, até o auxílio na recuperação de lesões. A modalidade é indicada para pessoas de todas as idades e biotipos. Mas existem outros benefícios da natação:

Controle do peso: A natação é um dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequência e intensidade do treino. Em uma aula você pode chegar a gastar até 700 calorias.

Coração: Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte.

Respiração: Por ser praticada na água, a natação pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos torácicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões, e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Articulações: A prática da natação é livre de impactos e permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e ágeis. Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíveis.

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Pilates

Pilates é um método que tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. Essa integração é muito importante, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle completo do próprio corpo. Nas aulas de Pilates, ministradas por fisioterapeutas altamente qualificados, eles irão observar e trabalhar:

  • Concentração – total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;
  • Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônico, sempre se concentrando no exercício proposto, visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;
  • Precisão – fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
  • Respiração– o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;
  • Fluidez– o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

A prática além de tudo também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.

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PUMP

Pump é uma aula coletiva com o uso de pesos, anilhas e barras, e embalada por músicas altamente motivantes. Alguns alunos a consideram uma “aula coletiva de musculação”, e que traz por isto a dinâmica e a energia das aulas realizadas em grupo. Esta aula foi desenvolvida para trabalhar seu corpo por inteiro, utilizando pesos livres e ajustáveis à capacidade individual de cada aluno. Tendo um gasto calórico estimado de 500Kcal por aula.

Para quem tem pouco tempo para praticar uma atividade física, esta aula é uma boa maneira de realizar um treino de força concentrado num curto período.

Como todas as atividades físicas, o Pump emagrece sim. Os movimentos ajudam a queimar calorias e com o esforço de levantar pesos ou usar Steps, a queima é potencializada. Ou seja: você perde mais quilos do que usando aparelhos de musculação comuns e ao mesmo tempo define seus músculos.

O corpo libera adrenalina enquanto movimenta o corpo com intensidade, e isso ajuda a melhorar a qualidade do sono e a disposição. Além de emagrecer, um dos maiores e melhores benefícios para algumas pessoas, esta atividade também melhora a atividade cardiovascular, aumenta a resistência muscular e torneia os músculos.

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Sppining

Em uma sala exclusiva para a modalidade, o Spinning é uma aula de ciclismo “in door”, os praticantes seguem as instruções de um profissional, para regulagem da estimativa do esforço, da carga utilizada e do volume para executar a tarefa.

Um treino de Spinning de 45 minutos possibilita que você elimine em média 500 a 700 calorias, o que é uma quantidade enorme, se comparado aos demais exercícios aeróbicos. Devemos destacar que a quantidade de calorias que você queimar vai depender da intensidade particular de seu treino.

A prática regular de Spinning pode te ajudar a construir uma maior resistência cardiorrespiratória, trabalha, tonifica e fortalece dos músculos dos membros inferiores (coxas e panturrilhas), do adomem e da região lombar. A atividade contribui ainda para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas.

Além de ser reconhecido como um exercício de baixo impacto, pois ele não exige que seja posta alta pressão sobre os joelhos e articulações, diferenciando-se da maioria das opções de exercícios aeróbicos.

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TF

É um método em que se trabalha com o peso corporal. Essa modalidade de aula é denominada Treinamento Suspenso. Ao invés de trabalhar pernas, glúteos e membros superiores de forma isolada, trabalha-se o corpo todo em conjunto.

Força, equilíbrio, flexibilidade e tonificação muscular são apenas alguns dos benefícios adquiridos por quem pratica essa modalidade. Podemos trabalhar o corpo inteiro em uma aula. De acordo com a periodização, será definido qual o foco maior na sessão. Mas sem dúvida, a região mais trabalhada em qualquer tipo de treino é o Core– músculos abdominais, região lombar, pelve e quadril.

O gasto calórico varia entre 300 e 700 calorias.

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Yoga

A Yoga é uma prática indiana, e que tem como filosofia acalmar a mente e livrar o corpo de qualquer incômodo. Um dos significados da palavra Yoga é união, e seu objetivo é exatamente esse: unir a mente, o corpo e o espírito. Para os orientais, não haveria essa separação que nós vemos hoje, entre cuidar do físico e do emocional.

Esse objetivo seria alcançado através dos “asanas”, que são as posições praticadas na Yoga. Ao desenvolver uma postura, você se permite desviar toda a atenção para o corpo, acalmando sua mente. Em conjunto com o controle da respiração, os asanas propiciam um momento para você se auto observar, desenvolver a concentração e conhecer seu corpo. Estes exercícios trabalham flexibilidade, força, resistência cardiovascular e o estresse mental.

A prática de Yoga ajudará você a relaxar profundamente, diminuindo a ansiedade e o stress, permitindo que você consiga perder peso, e em uma aula podemos consumir até 500Kcal.

Dentre todos os benefícios, a prática do Yoga proporciona uma melhor qualidade de sono, diminui episódios de enxaquecas, auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, é excelente para gestantes.

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